Mais bicicletas: estratégias para promover a ciclomobilidade na sua cidade

Revisão do progresso

Analise as seguintes medidas e selecione as que já existem em sua cidade. As medidas selecionadas não serão incluídas em seu plano de ação.

_check
Sua cidade tem um plano diretor cicloviário (ou estratégia semelhante) que inclui dotação orçamentária para sua implementação.
_check
Sua cidade implementou ciclovias protegidas por meio de uma abordagem de “construção rápida” ou de projeto-piloto flexível.
_check
Sua cidade tem um dia sem carros, em que as ruas são fechadas para os automóveis.
_check
Sua cidade tem uma rede conectada de infraestrutura cicloviária, que inclui pistas protegidas e zonas de baixo estresse que são bem iluminadas, bem conservadas e facilitam deslocamentos diretos para todos os tipos de destinos.
_check
Sua cidade oferece capacitação e financiamento para que os fiscais de trânsito possam punir os infratores por comportamentos ao volante que representem riscos para os ciclistas.
_check
Sua cidade implementou projetos de ruas completas que tornam o tráfego mais calmo, restringem o trânsito de passagem de veículos motorizados, ou priorizam as pessoas que trafegam de bicicleta e a pé.
_check
Sua cidade adotou leis de ultrapassagem segura e destina verbas para sua aplicação e fiscalização.
_check
Sua cidade disponibiliza bicicletas elétricas compartilhadas por meio de programas públicos ou privados.
_check
Sua cidade define e impõe limites baixos de velocidade para veículos e implementa infraestruturas de moderação do tráfego que viabilizem a auto aplicação das regras.
_check
Sua cidade disponibiliza bicicletas compartilhadas por meio de programas públicos ou privados acessíveis a todos os níveis de renda e integrados ao transporte público.
_check
Sua cidade oferece proteção jurídica para os ciclistas em um código municipal que esclarece as regras de preferência e estabelece penalidades claras para os motoristas.
_check
Em sua cidade acontecem Bicicletadas (encontros de Massa Crítica) e pedaladas coletivas para aumentar a conscientização sobre o uso da bicicleta.
_check
A maioria dos cruzamentos principais na sua cidade possui intervenções e sinalização específicas, tais como a extensão de ciclovias pintadas através dos cruzamentos, áreas de espera avançada para bicicletas (“bike boxes”), semáforos específicos para bicicletas ou cruzamentos totalmente protegidos.
_check
Sua cidade implementou adaptações do espaço construído para melhorar o acesso dos ciclistas, tais como ciclovias em pontes, rampas para bicicletas em escadas e pontes sem carros.
_check
Sua cidade tem um comitê consultivo ou grupo de trabalho sobre a mobilidade por bicicleta, o qual reúne uma vasta gama de partes interessadas para identificar as prioridades de políticas públicas e garantir uma contribuição pública significativa sobre os projetos de mobilidade por bicicleta.
_check
Sua cidade instalou bicicletários e paraciclos públicos em toda a cidade, em número suficiente para atender à demanda.
_check
Sua cidade oferece incentivos financeiros ao uso consistente da bicicleta, tais como benefícios fiscais ou programas voltados a pessoas que usam a bicicleta para ir ao trabalho, ou descontos para a aquisição de bicicletas.
_check
Sua cidade desencoraja o estacionamento de veículos por meio da redução dos requisitos mínimos de vagas em edificações (ou da adoção de limites máximos).
_check
Sua cidade disponibiliza bicicletários premium, que oferecem, por exemplo, vagas cobertas, armários ou garagens com vagas de longa permanência.
_check
Sua cidade realiza campanhas de conscientização sobre o uso da bicicleta que incentivam a segurança, o compartilhamento das ruas com ciclistas e etc.
_check
Sua cidade tem um programa de precificação de congestionamento que cobra pela entrada de veículos motorizados em áreas designadas.
_check
Sua cidade mantém e publica um mapa de estacionamento de bicicletas e de rotas seguras para ciclistas.
_check
Sua cidade disponibiliza programas educacionais voltados ao uso da bicicleta, tais como aulas públicas para aprender a andar de bicicleta, inclusão de tais aulas nos currículos das escolas públicas e oficinas de manutenção de bicicletas em eventos públicos.
_check
Sua cidade incentiva o registro das bicicletas para agilizar a recuperação de bicicletas furtadas.
_check
Sua cidade tributa combustíveis sujos, como, por exemplo, a gasolina, e investe essas receitas tributárias em melhorias da infraestrutura para pedestres e bicicletas.
_check
Sua cidade apoia a redução ou eliminação de tarifas de importação de bicicletas comuns e elétricas.

Atenção

A página que você está tentando acessar faz parte da ferramenta de avaliação da cidade. Clique em Avaliação da cidade no menu de navegação esquerdo para começar do início.