Mais bicicletas: estratégias para promover a ciclomobilidade na sua cidade

Segurança física

Para os usuários de bicicletas, a segurança física é um fator determinante, e as cidades com os maiores índices de mobilidade por bicicleta também oferecem medidas físicas e jurídicas para a proteção dos ciclistas. As cidades mais seguras para ciclistas designam espaços nas ruas para a instalação de infraestrutura cicloviária e tomam medidas para reduzir a velocidade das ruas, estreitando as faixas dos veículos.

+ Consulte mais informação
1.
Como você descreveria, em termos gerais, as ruas de sua cidade quanto ao nível de conforto dos ciclistas??
1
2
3
4
5
Confortáveis e seguras
Projetadas apenas para veículos
Limites baixos de velocidade para veículos (menos de 30 km/h) em toda a cidade, com fiscalização adequada; o planejamento das ruas ajuda a reduzir a velocidade dos veículos, aumentar a visibilidade e melhorar o conforto para os ciclistas.Baixos limites de velocidade para veículos (menos de 30 km/h) em muitas áreas residenciais; algumas ruas possuem estruturas para reduzir a velocidade dos veículos, aumentar a visibilidade e/ou melhorar as condições para os ciclistas.Poucas áreas com ruas de baixa velocidade; a maioria das ruas foram projetadas exclusivamente para o tráfego de veículos motorizados.
2.
Como você descreveria a presença e manutenção de espaços seguros para bicicletas?
1
2
3
4
5
Conectados e bem conservados
Poucos espaços seguros para bicicletas
A rede de ciclovias protegidas prioriza rotas diretas; as pistas são pavimentadas, bem iluminadas e bem conservadas.Há exemplos de infraestrutura cicloviária protegida e não protegida, mas sem necessariamente constituir uma rede; as ciclovias são pavimentadas e bem mantidas.Pouca ou nenhuma infraestrutura cicloviária; muitas ruas não pavimentadas e espaços inseguros para o uso da bicicleta.
3.
Como você descreveria a legislação vigente relativa à segurança dos ciclistas?
1
2
3
4
5
Proteção abrangente
Proteção mínima
Redução no número de sinistros de trânsito envolvendo veículos motorizados e bicicletas; iniciativas de ultrapassagem segura e/ou outras leis locais de proteção aos ciclistas.Foram propostas ou promulgadas algumas políticas visando a redução do número de sinistros de trânsito, além de algumas leis locais de proteção aos ciclistas.Não há compromisso de redução do número de sinistros de trânsito, nem leis locais de proteção aos ciclistas.
4.
Como você descreveria a aplicação das leis de segurança no trânsito?
1
2
3
4
5
Alto nível de fiscalização e aplicação das leis
Pouca ou nenhuma fiscalização e aplicação
São multados os veículos estacionados em ciclovias; são aplicados os limites de velocidade nas ruas; as leis de ultrapassagem segura são fiscalizadas; e há financiamento e treinamento suficientes para os fiscais de trânsito.Certo nível de controle da invasão de ciclovias e dos limites de velocidade nas ruas; financiamento e treinamento limitados para os fiscais de trânsito.Pouca ou nenhuma fiscalização das velocidades nas ruas.

Atenção

A página que você está tentando acessar faz parte da ferramenta de avaliação da cidade. Clique em Avaliação da cidade no menu de navegação esquerdo para começar do início.