Revisão do progresso
Analise as seguintes medidas e selecione as que já existem em sua cidade. As medidas selecionadas não serão incluídas em seu plano de ação.
Sua cidade tem um plano diretor cicloviário (ou estratégia semelhante) que inclui dotação orçamentária para sua implementação.
Sua cidade implementou ciclovias protegidas por meio de uma abordagem de “construção rápida” ou de projeto-piloto flexível.
Sua cidade tem um dia sem carros, em que as ruas são fechadas para os automóveis.
Sua cidade tem uma rede conectada de infraestrutura cicloviária, que inclui pistas protegidas e zonas de baixo estresse que são bem iluminadas, bem conservadas e facilitam deslocamentos diretos para todos os tipos de destinos.
Sua cidade oferece capacitação e financiamento para que os fiscais de trânsito possam punir os infratores por comportamentos ao volante que representem riscos para os ciclistas.
Sua cidade implementou projetos de ruas completas que tornam o tráfego mais calmo, restringem o trânsito de passagem de veículos motorizados, ou priorizam as pessoas que trafegam de bicicleta e a pé.
Sua cidade adotou leis de ultrapassagem segura e destina verbas para sua aplicação e fiscalização.
Sua cidade disponibiliza bicicletas elétricas compartilhadas por meio de programas públicos ou privados.
Sua cidade define e impõe limites baixos de velocidade para veículos e implementa infraestruturas de moderação do tráfego que viabilizem a auto aplicação das regras.
Sua cidade disponibiliza bicicletas compartilhadas por meio de programas públicos ou privados acessíveis a todos os níveis de renda e integrados ao transporte público.
Sua cidade oferece proteção jurídica para os ciclistas em um código municipal que esclarece as regras de preferência e estabelece penalidades claras para os motoristas.
Em sua cidade acontecem Bicicletadas (encontros de Massa Crítica) e pedaladas coletivas para aumentar a conscientização sobre o uso da bicicleta.
A maioria dos cruzamentos principais na sua cidade possui intervenções e sinalização específicas, tais como a extensão de ciclovias pintadas através dos cruzamentos, áreas de espera avançada para bicicletas (“bike boxes”), semáforos específicos para bicicletas ou cruzamentos totalmente protegidos.
Sua cidade implementou adaptações do espaço construído para melhorar o acesso dos ciclistas, tais como ciclovias em pontes, rampas para bicicletas em escadas e pontes sem carros.
Sua cidade tem um comitê consultivo ou grupo de trabalho sobre a mobilidade por bicicleta, o qual reúne uma vasta gama de partes interessadas para identificar as prioridades de políticas públicas e garantir uma contribuição pública significativa sobre os projetos de mobilidade por bicicleta.
Sua cidade instalou bicicletários e paraciclos públicos em toda a cidade, em número suficiente para atender à demanda.
Sua cidade oferece incentivos financeiros ao uso consistente da bicicleta, tais como benefícios fiscais ou programas voltados a pessoas que usam a bicicleta para ir ao trabalho, ou descontos para a aquisição de bicicletas.
Sua cidade desencoraja o estacionamento de veículos por meio da redução dos requisitos mínimos de vagas em edificações (ou da adoção de limites máximos).
Sua cidade disponibiliza bicicletários premium, que oferecem, por exemplo, vagas cobertas, armários ou garagens com vagas de longa permanência.
Sua cidade realiza campanhas de conscientização sobre o uso da bicicleta que incentivam a segurança, o compartilhamento das ruas com ciclistas e etc.
Sua cidade tem um programa de precificação de congestionamento que cobra pela entrada de veículos motorizados em áreas designadas.
Sua cidade mantém e publica um mapa de estacionamento de bicicletas e de rotas seguras para ciclistas.
Sua cidade disponibiliza programas educacionais voltados ao uso da bicicleta, tais como aulas públicas para aprender a andar de bicicleta, inclusão de tais aulas nos currículos das escolas públicas e oficinas de manutenção de bicicletas em eventos públicos.
Sua cidade incentiva o registro das bicicletas para agilizar a recuperação de bicicletas furtadas.
Sua cidade tributa combustíveis sujos, como, por exemplo, a gasolina, e investe essas receitas tributárias em melhorias da infraestrutura para pedestres e bicicletas.
Sua cidade apoia a redução ou eliminação de tarifas de importação de bicicletas comuns e elétricas.