Capacidade
Para que haja uma expansão em grande escala do uso da bicicleta, os governos locais precisam entender o valor do investimento em projetos de mobilidade por bicicleta, além de dispor de conhecimentos técnicos necessários para projetar, implementar e manter tais projetos.
+ Consulte mais informaçãoMuitas medidas de pequena escala, com baixo custo e pouca vontade política podem ser adotadas em nível municipal para expandir o uso da bicicleta. No entanto, projetos integrados e de grande escala que possam beneficiar a mobilidade por bicicletas muitas vezes enfrentam uma série de obstáculos, tais como a carência de recursos ou de conhecimentos técnicos. Uma combinação de financiamento, tempo e conhecimentos técnicos será fundamental para criar um ambiente mais seguro e confortável para os ciclistas. A implementação de tais ações também exigirá um nível de vontade política de que algumas cidades atualmente carecem. Em muitos casos, organizações de base começaram a se organizar, mobilizando recursos para impulsionar políticas e planos capazes de melhorar as condições locais para o uso de bicicletas. No entanto, sem o apoio do poder público, esses grupos podem enfrentar muitas dificuldades para traduzir os planos em resultados.
Os orçamentos municipais constituem um dos indicadores mais claros das prioridades dos governos locais. O Banco Mundial identifica a transparência orçamentária como fundamental para a redução da corrupção, o uso mais eficiente de recursos, a confiança da população no governo e o aumento das receitas tributárias . Se não for possível ver onde e como uma cidade está atraindo, gastando e alocando recursos, a confiança do público de que o governo representa seus interesses tende a ser limitada, o que pode resultar em menor disposição de pagar os impostos que sustentam as operações do governo. Sem transparência orçamentária, os governos podem ofuscar os gastos públicos e evitar o financiamento de melhorias para o uso da bicicleta, mesmo que essas melhorias sejam solicitadas pelo eleitorado.