Acesso à bicicleta
O acesso – entendido como a disponibilidade e o custo de diferentes tipos de bicicletas, bem como a presença de oficinas de manutenção e reparos – é fundamental para que as pessoas considerem a bicicleta um meio de transporte viável.
+ Consulte mais informaçãoAs bicicletas disponíveis para a população devem ser adequadas para os deslocamentos diários de trabalho, estudos ou outros fins (bicicletas urbanas e de turismo, e não apenas bicicletas infantis e de corrida). A disponibilidade de bicicletas para deslocamentos diários pode ser expandida por meio de sistemas compartilhados bem integrados e acessíveis, de forma a beneficiar as pessoas que não possuem bicicleta nem os recursos para adquirir uma. Como o custo inicial de compra de bicicletas novas tende a ser alto, a disponibilidade de opções usadas a preços acessíveis ajuda a expandir o acesso às bicicletas. Os mercados de segunda mão também devem oferecer equipamentos e acessórios que, quando novos, costumam ser caros (por exemplo, capacetes, travas, luzes, ferramentas e peças sobressalentes).
Além disso, o acesso à bicicleta é viabilizado pela disponibilidade de mecânicos e oficinas de bicicletas em toda a cidade. Oficinas com mecânicos competentes e/ou com acesso a diversos recursos, inclusive peças sobressalentes para realizar reparos de alta qualidade, podem ajudar a prolongar a vida útil das bicicletas. O acesso conveniente à manutenção periódica de bicicletas através de ajustes e revisões pode ajudar a minimizar problemas de manutenção mais grave, que tornem a bicicleta inutilizável (especialmente se faltarem peças sobressalentes).